jornal

Velhos conselhos sobre busca de emprego que não valem mais

O emprego é uma via de mão dupla, pois a empresa disponibiliza o cargo e o cargo ocupa alguém através das atividades desenvolvidas. Atualmente, ocupar um cargo está mais difícil, visto que, as empresas estão mais exigentes e as pessoas estão menos qualificadas.

Vagas de emprego todos os dias são encontradas, seja nos jornais; Internet; murais das faculdades; indicações de amigos, etc. Mas para conseguir, de fato, uma vaga, é necessário que você se dedique a procurar somente uma que tenha a ver com seu perfil e a partir daí se qualificar, já que as empresas preferem pessoas qualificadas para resolver problemas específicos.

Ao procurar emprego, preste atenção nestes conselhos:

* Somente procure emprego de acordo com seu perfil, não saia se candidatando a qualquer vaga que aparecer.

* Caso surja uma oportunidade, só aceite caso tenha a ver com o seu perfil, caso contrário recuse. Mas vale ficar desempregado a trabalhar em um cargo onde não se tem afinidade e fazer um trabalho ruim, correndo o risco de ser demitido.

* Não tente forçar um contato com o empregador para entregar o curriculum, aliás, não imprima e entregue o curriculum, só faça isso se no anuncio da vaga constar que você precisa ir até o local.

* Tenha uma clara ideia de sua pretensão salarial e não minta sobre quanto ganhava em seu último emprego. Na entrevista será perguntado sobre a preensão. Ah, não coloque em seu curriculum o quanto quer receber, a não ser que no anuncio peça.

* Faça curriculum claro, objetivo e enxuto, os recrutadores não perdem tempo lendo currículos extensos e cheios de informações que nada tem a ver com a vaga pretendida.

Da Exame.com