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Perguntas Frequentes


Os cursos de pós-graduação da UCAM são reconhecidos pelo MEC?  

Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos são de acordo com a Resolução nº 01, de 08/07/2007 do MEC/CNE. A Universidade Candido Mendes, parceira do Instituto, é credenciada para cursos de pós-graduação a distância pela Portaria do MEC n°. 1.282, de 26 de outubro de 2010.

Como estão divididos os cursos de pós-graduação da UCAM?  

Os cursos de pós-graduação lato sensu são as especializações que se dividem nas áreas de Educação, Saúde, Empresarial, Jurídica, Social e Engenharia, tendo carga horária total de 495h (com exceção dos cursos da área de Engenharia que terão carga horária a partir de 600h). Já os cursos de MBA, são específicos da área de negócios e diversas áreas de gestão. A carga horária total desses cursos é a partir de 600h.

Como são organizados os cursos de pós-graduação?  

Os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela UCAM são organizados nas modalidade semipresencial e online, configurando-se da seguinte forma:

  • Modalidade Online
  • Nesta modalidade, você poderá desenvolver seus estudos à distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acordo com a sua disponibilidade de tempo e em local de sua preferência.

    Ao final do curso, o aluno fará apresentação do Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC), que consistem em um Artigo Científico, em data e horário estabelecidos pela UCAM/PRÓ SABER ou de acordo com a disponibilidade do aluno. Na modalidade online, você inicia seu
    curso logo após a efetivação da matrícula, pois independe da formação de turma.

    • Modalidade Semipresencial
    •     Ocorrem dois encontros presencias, que correspondem respectivamente às disciplinas comuns a todos os cursos.

          1º Encontro Presencial
          No primeiro encontro, o aluno é orientado quanto à estrutura e funcionamento dos cursos, bem como a respeito de conceitos como método, ciência e pesquisa; é informado sobre a estrutura do projeto de pesquisa (Matriz Analítica), além de ensaiar a construção desta atividade, a fim de possibilitar o respaldo teórico e prático para a produção definitiva.

          2º Encontro Presencial
          Neste encontro, o aluno tem informações sobre a estrutura do TCC solicitado pela Universidade Candido Mendes/PRÓ SABER, que se constitui em um Artigo Científico. Acontecem as orientações e correção final da Matriz Analítica individualmente, com o objetivo de que a produção do Artigo Científico seja realizada de maneira eficiente posteriormente pelo aluno.

Onde posso fazer a matrícula de um curso de pós-graduação?  

A matrícula pode ser realizada pelo site da instituição ou de forma presencial na cidade-sede ou em sua própria cidade, se houver algum responsável pelo Instituto.

Atenção! Quando a inscrição for realizada com os consultores e parceiros, a taxa de matrícula deverá ser paga diretamente a eles. Se a inscrição for realizada através do site, um de nossos atendentes entrará em contato para procedimentos posteriores. A taxa de matrícula deverá ser paga através de boleto bancário em nome de Valerio's Serviços Educacionais Ltda., cartão de débito ou crédito. Havendo desistência do curso por parte do aluno, os valores referentes à taxa de matrícula e mensalidades já pagos não serão restituídos.

Onde e como posso solicitar o boleto de pagamento da matrícula de as mensalidades? Qual o tempo para conseguir esse boleto?  

O boleto é gerado pelo sistema assim que a matrícula foi feita no site da instituição. No entanto, ele somente poderá ser enviado ao aluno quando a documentação exigida chegar ao Instituto, concluindo-se o processo de matrícula. O boleto é enviado para o e-mail que foi cadastrado. O prazo para emissão e envio do boleto dependerá do prazo de entrega da documentação do aluno.

Posso me matricular em mais de um curso?  

Sim, no máximo dois. E deve-se enviar, separadamente, a documentação necessária para cada curso que pretende realizar. Após a finalização, pode-se matricular em outros.

Quais os documentos necessários para realização da matrícula no curso de pós-graduação?  

2 cópias dos seguintes documentos:


Diploma de Graduação (2 cópias assinadas pelo aluno e autenticadas em cartório frente e verso)


Histórico de Graduação (2 cópias com todas as páginas autenticadas em cartório)


Certidão de Casamento ou Nascimento (fotocópia simples)


RG e CPF (fotocópia simples)


Comprovante de residência (fotocópia simples)


3 fotos 3x4 (iguais)


Atenção! Se a matrícula for feita pelo site, a documentação deve ser enviada pelos Correios ou entregue na sede do Instituto.
A carteira de motorista, carteira funcional, OAB ou CRC não substitui a carteira de identidade. Todas as autenticações devem ser originais,
não será aceita cópia da autenticação.

Caso ainda não tenha recebido o diploma da graduação, posso me matricular?  

O aluno que ainda não possui o diploma do curso de graduação poderá fazer a matrícula com a Declaração de Colação de Grau ou Declaração de Conclusão de Curso Superior. Porém, para a emissão do certificado de pós-graduação, será necessário enviar ao Instituto Pró Saber cópias autenticadas do diploma.

Atenção! É de inteira responsabilidade do aluno que esse envio seja feito dentro do prazo máximo de 18 meses, caso contrário, o curso será inativado.

Já fui aluno do Instituto, posso pedir aproveitamento de disciplinas?  

Sim. Após ter efetuado a nova matricula, deve-se preencher um requerimento de aproveitamento de disciplinas e anexar cópia do histórico e dos conteúdos programáticos. A Análise da documentação será realizada pela coordenação do Instituto, em até 15 (quinze) dias úteis.

Não fui aluno do Instituto, posso pedir aproveitamento de disciplinas?  

Sim. Antes de efetuar a matrícula, deve-se preencher um requerimento de aproveitamento de disciplinas e anexar cópia do histórico e dos conteúdos programáticos, para uma pré-análise. A Análise da documentação será realizada pela coordenação do Instituto, em até 15 (quinze) dias úteis, quando será dado um parecer favorável ou não à solicitação.

Se eu começar a fazer um curso, posso trocá-lo?  

Sim. A troca poderá ser requerida a qualquer momento. Se o aluno fizer essa troca até os trinta primeiros dias de curso, não pagará taxa pelo serviço e após esse prazo é cobrado um valor que é descrito em contrato.

A UCAM PRÓ SABER oferece algum tipo de bolsa ou financiamento?  

A UCAM PRÓ SABER não oferece diretamente bolsas de estudos, porém possui convênio com o EDUCA MAIS BRASIL, programa de inclusão educacional que oferta bolsas de 50% em instituições privadas de todas as modalidades. O site de acesso é www.educamaisbrasil.com.br

Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?  

Após a efetivação do cadastro, o aluno receberá diretamente no seu e-mail: USUÁRIO e SENHA. No entanto, esses dados também podem ser trocados e gerados pelo próprio aluno, para acessar a Área Restrita do Aluno/AVA, através do site da instituição: www.institutoprosaber.com.br.

No AVA, estará disponível para consulta, download e impressão:

Material didático (gratuito) - Guias de estudos e avaliações;

Histórico Acadêmico (notas);

Orientações, modelos de atividades e TCC;

Boletos de mensalidade e lembretes/avisos sobre taxas de serviços adicionais e outros.

Sou aluno da modalidade semipresencial e faltei ao encontro. Como devo proceder?  

O aluno que justificar a ausência (mediante Atestado Médico) deverá repor a aula em outra turma – na sua cidade ou no polo mais próximo. Ou ele pode optar em realizar uma atividade de reposição, entrando em contato com o Instituto e solicitar o seu envio por e-mail. Ressalta-se que a atividade de reposição tem conceito máximo de 8,0 (oito pontos).

Qual o prazo de correção de atividades e lançamento de notas Boletim Virtual?  

O prazo para correção e lançamento de notas das atividades enviadas ao Instituto é de até 45 dias úteis. O aluno deverá acompanhar o seu histórico acadêmico através do AVA.

Qual o prazo para envio da atividade de recuperação?  

A média estabelecida pela UCAM é 7,0 (sete pontos). Caso o aluno não alcance, ele deverá fazer uma atividade complementar, que consiste em: texto dissertativo, com no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) laudas textuais, contendo as principais ideias e sua compreensão acerca do módulo/guia de estudo, referente a disciplina a ser recuperada.

Essa avaliação terá conceito 8,0 (oito pontos).

Atenção! O prazo para a correção de atividades de recuperação é o mesmo das atividades regulares: em até 45 dias úteis.

Qual o prazo para orientação do TCC?  

O tema escolhido para elaborar o TCC, sob a forma de um Artigo Científico, precisa ter aderência com o curso que está sendo realizado. O aluno deve enviar o trabalho finalizado quando todas as atividades estiverem devidamente aprovadas (com nota igual ou superior a 7,0 (sete pontos)). O prazo de retorno que será dado pelo Instituto é de até 30 dias úteis.

Qual o prazo para correção final do TCC?  

O prazo para correção do Artigo Científico é de 45 dias úteis. Mediante aprovação, será realizada uma verificação referente à documentação e a situação financeira, se não houver pendência na Instituição, o Histórico será encaminhado para a emissão do certificado. O prazo estabelecido para o processo de certificação é 60 a 120 dias corridos.

Já enviei todos os documentos mas não vejo nenhum (ou somente alguns) lançados em meu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por quê?  

A documentação deve estar dentro dos padrões exigidos pela Universidade Candido Mendes (UCAM), como cópias legíveis de todos os documentos e/ou autenticação do diploma e histórico da graduação. Caso os documentos enviados não estejam conforme solicitado, o Instituto não poderá dar baixa dos documentos no AVA, havendo-se a necessidade de um reenvio.

Levei meus documentos originais no ato da matrícula, para a conferência e ainda me pedem o diploma e histórico autenticados. Por quê?  

A Universidade Candido Mendes (UCAM) exige as cópias autenticadas e assinadas do diploma da graduação (frente e verso) e do histórico da graduação também com o selo de autenticação em todas as páginas, pois os documentos são encaminhados para a faculdade, assim que o certificado é enviado para assinatura e registro.

Como solicitar meu certificado?  

O certificado é solicitado automaticamente após a conclusão de todas as etapas (acadêmica, financeira e documentação) respeitando o tempo de duração mínima do curso. O prazo de entrega é de 60 a 120 dias contados a partir da última pendência resolvida.

Atenção! Para a conclusão do curso de pós-graduação e recebimento do certificado, emitido pela Universidade Candido Mendes (UCAM), o aluno deverá cumprir cinco pilares obrigatórios:

  • Ter no mínimo 06 meses de tempo cursado, com exceção dos cursos de Educação, que preveem estágio obrigatório, e dos cursos área de Engenharia e Saúde que tem duração mínima de 12 meses;
  • Ser aprovado em todas as disciplinas;
  • Ser aprovado no TCC (Artigo Científico);
  • Ter quitado todas as parcelas do curso;
  • Entregar toda a documentação exigida.

Estou concluindo o curso da pós-graduação e ainda não recebi meu diploma da graduação. O que fazer?  

O prazo máximo para a conclusão do curso da pós-graduação é de 18 meses (contando a partir do primeiro vencimento). O aluno deve estar com a documentação completa para que receba o certificado da pós. Caso o prazo expire, ele será bloqueado automaticamente, tendo que entrar em contato com o Instituto para resolver a situação.

Qual o prazo de duração do cursos de pós-graduação?  

Os cursos podem ser realizados no prazo mínimo de 6 meses e no prazo máximo de 18 meses, com exceção dos cursos de Educação, que preveem estágio obrigatório, e dos cursos área de Engenharia e Saúde que tem duração mínima de 12 meses. Caso o aluno, por motivos vários, não conclua no prazo máximo estipulado, pode-se realizar um aditamento de renovação do contrato por mais 6 meses. Para solicitar a prorrogação de prazo, o aluno deverá consultar as orientações no manual do aluno.

Como o aluno deve proceder com o aditamento de renovação do contrato do curso quando excede o prazo máximo de conclusão?  

O aluno deve entrar em contato com o Instituto e o aditamento de renovação do contrato do curso deve ser realizado junto ao Setor de Relacionamento da instituição. Depois da negociação, tem-se mais 6 meses para a finalização do curso.

Como se dá a contagem do prazo de vencimento do curso?  

Independentemente do curso ser na modalidade online ou semipresencial, a contagem do prazo máximo para sua finalização é feita a partir da data de vencimento da primeira mensalidade. Ressalta-se que o prazo máximo é de 18 meses.

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